domingo, 25 de julho de 2010

Seminário Brasil/Canadá.


Porto Alegre e Caxias do Sul realizam no mês de agosto, o Seminário Internacional Brasil/ Canadá. O evento tem como tema “Justiça Restaurativa, Inovação e Desenvolvimento Social” e traz como convidados para debater esta questão, as Profªs Drª Brenda Morrison, Drª Elizabeth Elliot e Prof° Dr. João Salm, membros do Centro de Justiça Restaurativa da Escola de Criminologia da Universidade Simon Fraser - Burnaby, British Columbia, Canadá.

O Seminário será realizado primeiramente em Porto Alegre, no dia 04 de agosto, no auditório do Ministério Público - Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, n° 80 - 3º andar - Bairro Praia de Belas. Já Caxias do Sul receberá o evento no dia 05 de agosto no auditório do Bloco J da UCS – Universidade de Caxias do Sul - Rua Francisco Getúlio Vargas, nº 1130. Confira abaixo a programação completa do evento.

Programação (comum para ambas localidades).

MANHÃ

8h30 – Recepção
9h – “Justiça Restaurativa e Capital Social: por que a justiça restaurativa é positiva para sociedades democráticas”, com Elizabeth Elliot
9h45 – Diálogos
10h15 – Intervalo
10h30 – “A Justiça Restaurativa e as organizações”, com João Salm
11h15 – Diálogos
12h00 – Encerramento (manhã)
TARDE
14h – “Segurança sem cuidado: Justiça Restaurativa e presos. Experiências nas prisões e Justiça Indígena”, com Elizabeth Elliot
14h45 – Diálogos
15h15 – Intervalo
15h30 – “Justiça Restaurativa e Escolas”, com Brenda Morrison
16h15 – Diálogos
17h – “Anomia, Justiça e Desenho Institucional: Justiça Restaurativa como uma alavanca da comunidade no Brasil”, com Brenda Morrison
17h45 – Diálogos
18h30 – Encerramento.

Sobre os convidados:
Brenda Morrison é co-diretora do Centre for Restorative Justice e Professora Assistente da Faculdade de Criminologia da Simon Fraser University em British Columbia, Canadá. Ela vem do campo da Psicologia Social com experiência em educação ao ar livre, administração governamental e justiça restaurativa. Atua com foco em comunidades escolares e instituições que dão apoio a tais comunidades. Seu magistério e pesquisa se concentram em justice transformadora e restaurativa, violência e segurança escolar, gerenciamento da vergonha e identidade social, o ser e o interesse próprio. Ministra os seguintes cursos: CRIM 315 (Introdução à Justiça Restaurativa); CRIM 442 (Práxis da Justiça Restaurativa); CRIM 417 (Escolas e Comunidades Seguras: Pedagogia e Prática da Justiça Restaurativa). É co-diretora do Safe Schools and Communities Special Interest Group da American Education Research Association e membro do Comitê Científico do International Observatory of Violence in Schools, conduziu inúmeros painéis sobre justice restaurativa nas escolas para o World Congress of Criminology e várias Associações. Mantém parceria em pesquisa com a PREVNet (Promoting Relationships Eliminating Violence Network), no escopo das redes canadenses para Centros de Excelência. Brenda é membro do grupo de trabalho para Responsabilidade Social e Aprendizado Colaborativo no Ensino e membro ativo do conselho da North Shore Restorative Justice Society.

Elizabeth (Liz) Elliott, M.S.W., Ph.D é Professora Adjunta e Co-diretora do Centre for Restorative Justice da Faculdade de Criminologia da Simon Fraser University em British Columbia, Canadá. Trabalha em estabelecimentos prisionais e com justiça restaurativa desde 1981, primeiramente como agente social vinculada à comunidade e depois como palestrante para o sistema educacional prisional nas Penitenciárias Federais, e hoje como professora universitária. Elliott ministra cursos e escreve sobre justiça restaurativa, prisões e criminologia. É co-editora da obra New Directions in Restorative Justice (Willan, 2005), e autora de inúmeros artigos e capítulos sobre o tema. É fundadora e editora do Journal of Prisoners on Prisons (University of Ottawa Press), faz parte do conselho editorial do Contemporary Justice Review (Routledge, Taylor & Francis Group). Faz parte dos conselhos das organizações: Canadian prisoner aid organization, the John Howard Society of the Fraser Valley (B.C.) e West Coast Prison Justice Society.

João Salm é natural de Florianópolis e gerencia, na cidade de Vancouver, projeto intercultural que foca a justiça social e a cidadania. Este projeto promove a capacitação de imigrantes com a participação canadenses. Nele se exerce o diálogo sobre questões de raça, diversidade e resolução de conflito, além da realização de atividades comunitárias. Salm, também, tem sido co-facilitador em cursos de graduação na Universidade Simon Fraser, supervisionado pelas professoras Brenda Morrison e Liz Elliot. Ele assume como professor, no Departamento de Continuing Studies da SFU, a Disciplina de Justiça Restaurativa, em Janeiro próximo. O Prof. João Salm participa de eventos científicos e publica nas áreas de justiça restaurativa e administração pública. Ele foi membro do Comitê Internacional de Desenvolvimento da Association for Conflict Resolution (2007-2009). Salm é o segundo participante do programa Inter-Americano de Educação para Valores e Práticas Democráticas – The Young Scholar Program do Departamento de Educação e Cultura da Organização dos Estados Americanos - OEA - em Washington DC.

O Seminário Internacional Brasil/ Canadá “Justiça Restaurativa, Inovação e Desenvolvimento Social” é uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura, Programa Justiça para o Século 21, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e Faculdade de Direito da UCS.

Para aprofundar as informações acesse:
http://200.169.22.139/justica21orgbr/interno.php?ativo=NOTICIAS&sub_ativo=842

Inscrições para Porto Alegre: E-mail secretaria@justica21.org.br – Fone: (51) 3433.6965.

Inscrições para Caxias do Sul: através do site www.ucs.br, na Galeria Universitária pelos telefones (54) 33218.2430 e (54) 3218.2595 e na Secretaria Municipal de Segurança Pública pelo telefone (54) 3218.6000 ramal 6341.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário