sexta-feira, 22 de abril de 2011

Olhar de Mauricio.




Mauricio está estudando o Japão no colégio. Já encenaram a cerimônia do chá, estudaram as diferenças culturais, ensaiaram músicas japonesas...preparativos para o Dokai (? não sei se é assim que se escreve e nem mesmo o q é. Comemoraremos o estudo do Japão).

No domingo fomos ao templo budista da cidade para comemorarmos o aniversário do Buda.



Os festejos do nascimento do Buda incluem os votos de restabelecimento do mundo pacífico e a felicidade de toda humanidade. Oportunidade também, para reavaliar o quão preciosa é cada forma de vida e qual o verdadeiro significado de igualdade de todos os seres.




No dia da festa uma imagem do Buda bebê enfeitado é colocado em um pavilhão enfeitado de flores. Historiadores dizem que o Buda nasceu em um jardim todo florido.

Banhamos a imagem com o chá adocicado, o chá doce é um elemento essencial da festa, pois de acordo com a lenda, dois Reis Dragões fizeram chover água doce quente e fria para banhar o Buda bebê.

A imagem do Buda bebê está com dedo direito para cima e o esquerdo para baixo significa "vasculhem o céu e aterra e não encontrará outro ser igual a mim". A Sabedoria do Buda nos ilumina e ensina que a vida do outro também é importante.

Na festa são servidas comidas típicas (Mauricio se acabou no pastel de queijo e Julia não me deixou comer o Tempurá :(  ) e há diversas atrações. O karaokê típico, desde de um senhorzinho pra lá de desafinando, até o Wando do Japão (amei e para desespero da Julia - e de algumas pessoas - dancei até).



Mauricio banhando o Buda







Dízimos dos japoneses.
 Eles chamam de Ofusê, um agradecimento ao templo ou ao monge.
Em cada papel há o nome e o quanto ele está agradecido (o valor em $)



Mauricio interessado em outras culturas, um estudioso



Chá na entrada do templo. Namastê!!





O nome do Mauricio em japonês



Coisa mais querida!!
Mauricio cantando em japonês.





**Tinha uma gravação do Mauricio explicando o significado da música, mas não consigo baixar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário