terça-feira, 28 de agosto de 2012

Olhar para Cinderelas, Barbies, Príncipes e Kens.




Me deparo com uma reportagem na Folha Equilíbrio de hoje: Costura Íntima. Sim, a nova moda são genitálias tipo Barbie. E fico pensando como nossa sexualidade é complicada. Como tudo que mamãe ensinou sobre como ser uma boa moça e as obras de auto-ajuda Walt Disney fuderam com a sexualidade de muitas garotas. Mas não dá para falar apenas de mulheres. Tá cheio de homem que só quer mulher depilada, vestida assim ou assado, mexendo desse ou daquele jeito. Vejo uma geração totalmente perdida. Assim tantas mulheres que vestem roupas sensuais, são liberadas, independentes e que na realidade só estão à procura de um casamento. É no casamento que elas se realizam. Basta pensar no dia do casamento. Seu momento princesa Disney. O noivo? Ele é um mero adorno para essa mulher. Casada, ela pode praticar tudo que mamãe ensinou sobre como criar uma família margarina. Ela desfila sua aliança como um troféu, sabe todas as regras de esposa e mãe perfeita. E agora, com toda modernidade da nossa medicina, ainda podemos ter perseguidas perfeitas: cor-de-rosa e simétricas. Acho que ainda vou precisar de muita terapia para entender tudo isso. Sou obrigada a ouvir o quanto minha amiga trepa, na tentativa de ela me mostrar o quanto o seu casamento é perfeito. Falar de sexo é engraçadinho, mas no fundo todo mundo olha torto. Se digo que gosto de sexo, é pq traio meu marido e se digo que não gosto, eu sou a traída. Mas mulher não deve opinar sobre sexo. Pode apenas fazer uma brincadeirinha ou outra para seduzir ou ser simpática. Tente conversar "de homem para homem" sobre sexo e verá o resultado. Vivemos em meio ao machismo que está principalmente dentro das mulheres. Siga as regras ou você está fora.  Tipo a mini-série Gabriela. Não evoluímos muito de lá para cá. No máximo escondemos melhor nosso falso moralismo. Até o mais liberal dos liberais gosta e aceita tudo, desde que não seja na sua casa ou com a sua família.

No livro Cinquenta Tons de Cinza, a autora traz um faz de conta moderno. Christian Grey é lindo, novo, bem-sucedido, bom de sexo, realiza todas os desejos da Srta. Steele: é atencioso, machão na medida, realiza todos os seus desejos sexuais e materiais, cuida dela em sua totalidade, vai do sexo selvagem ao colinho. Srta. Steele? É a princesa, aquela do Walt Disney, que vive no imaginário de muitas mulheres e homens. Linda, nova e virgem (perseguida de Barbie!!!, lembram?). Ok, aqui também entra a piração de todas nós: príncipe e machão e vocês que rebolem para saber quando queremos um ou outro. Fico pensando que é apenas a continuação dos nossos sonhos (ou seria pesadelo?) . Mas, para além disso, infelizmente, vejo que sexualmente ainda estamos algemados com as regras margarinas que mamãe nos ensinou. Tudo muito bacana, desde que não seja com a minha mulher. E para piorar tudo, com modelos estéticos sem o mínimo de cabimento.


Um comentário:

  1. Ótimo artigo minha querida. Eu estava debatendo exatamente isso na semana passada e é o fim da picada esses novos modelos de "perfeição" que são impostos.

    ResponderExcluir