quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Museu dos relacionamentos terminados.


Você, que acabou de terminar um namoro, pode até querer rasgar todas as fotos, colocar fogo nas cartas e jogar nos lixo os presentes, mas saiba que tudo isto pode virar parte de um museu.

Recém inaugurado em Zagreb, na Croácia, o Museum of Broken Relationships é um museu para todas as lembranças que já foram importantes algum dia e que agora não são mais.

A idéia veio de Olinka Vistica e de Drazen Grubisi, que decidiram juntar uma quantidade enorme de objetos que já tiveram alguma coisa a ver com um relacionamento amoroso – e vindos de culturas do mundo inteiro. Na primeira semana de inauguração o museu já contou com “1000 visitantes entusiasmados”, como afirma o site oficial do local.
Eles “embarcaram em uma jornada emocional ao redor do mundo através de centenas de rompimentos amorosos”. A princípio, um anão de jardim, uma camiseta velha e um barquinho de brinquedo podem parecer bobos, mas não há quem saia do museu sem um sentimento profundo.
Pode ser saudade, pode ser arrependimento, pode ser alívio (porque você vê que todo mundo passa por isto), pode ser até um momento de epifania, que faz a pessoa perceber que é hora de procurar emoções significativas, seja lá como for, seja lá o destino. Se a idéia é “que seja eterno enquanto dure”, o museu pelo menos ajuda a eternizar mais um pouquinho o que já foi eterno por um dia.

O Museum of Broken Relationships abre todos os dias das 9h às 21h e a entrada custa 20 kunas (pouco mais de 6 reais).

(Uol - 11/11/2010)

*eu, particularmente, acho uma besteira sem
 tamanho livrar-se do passado.
  É uma parte boa ou ruim da nossa história. 
  Com o tempo os objetos e as pessoas
desaparecem naturalmente.
Ficará apenas o essencial.*

 

2 comentários:

  1. Queria ter esse olhar em registro de viagem. Interessantíssimo um passeio público pelo íntimo dos relacionamentos, mesmos que rompidos . Certa vez encontrei na calçada de uma rua várias fotos antigas , todas rasgadas (ao meio, rs , ou seja , não tão partidas assim...) , provavelmente jogadas da janela . Fotografei na memória aquela imagem do descartado. Forte, sofrida e de alguma sorte ainda no quarto escuro do seu destruidor aguardando uma nova revelação...

    ResponderExcluir
  2. Oi guria!
    legal a idéia do museu, mas eu gosto de ter o meu próprio, com algumas coisas a vista e outras em caixas. A lembrança do passado é parte de nossa história, e se ganhamos algo ou compramos algo para celebrar aquele momento, é porque naquele momento era importante. E eu gosto de coisas importantes, para mim.
    Beijo e boa semana,

    ResponderExcluir