quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Olhar de esperança.


(eu, aos 5 anos)


"Toda semente que jogava na terra, direto da boca, acreditava que germinaria.
Não botava os grãos no lixo. Cuspia os caroços ao longe da grama e da terra, jurando  que cresceriam naturalmente.
Tangerinas, maças, pêras, laranjas.
Arremessava com vigor e acompanhava com simpatia os movimentos da desova nos dias seguintes.
Se fosse assim, a casa da minha infância teria se transformado em bosque espesso e intransitável.
Criança confia na esperança minúscula mais do que nas esperanças maiúsculas. Ainda sou assim, afeiçoado ao engano como uma verdade. Sou fácil de ser passado para trás. E não sinto pena dessa minha crença absurda, dessa fé infantil, dessa ingenuidade inata.
(...)
Não sou do tipo que crê até que se prove o contrário. Creio em tudo, mesmo quando já se provou o contrário. Surge uma esperança vã e ela toma conta de meus papéis e dos clipes. Uma palavra alegre e já faço amizade. Um assobio e me denuncio virando o pescoço.
(...)
O pai de um amigo, advogado, uma vez por semana, abria e folheava os livros de sua biblioteca. ele me dizia: "Os livros pensam que estão sendo lidos e duram mais." Identifico-me com esses livros folheados.
Sem uma esperança, livro e homem acabam e cortam a costura da lombada por dentro. Facilitam o ingresso aos cupins e traças.
Pode me subtrair o amor, a paixão, o emprego, mas a esperança não. Minha esperança é intocável. Talvez tenha se fortalecido pela memória falha. Não sou rancoroso a ponto de planejar vinganças com esmero. Esqueço o que fiz de ruim comigo rapidamente. Tinha motivos se sobra para sermeu pior inimigo, porém me perdôo ao dormir.
Nenhum trauma é maior do que o cansaço. Acordo serelepe e pronto para me reconciliar com outras expectativas.
Nunca é tarde para o bosque nascer de meus dentes"
(Carpinejar - Canalha!)



2 comentários:

  1. Érica... Esse texto é um olhar no espelho... Irei lê-lo, relê-lo e trazê-lo com bastante zelo...

    Ps: Ainda uso acentos para descansar o olhar... rs

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: Coisinha mais lindinha com 5 anos...

    ResponderExcluir