segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Olhar para minha irmã.



Somos em três irmãos - duas meninas e um menino.

Meu irmão foi meu companheiro de aventuras na infância e companheiro na maturidade da minha irmã.

Apesar dos cinco anos de diferença entre eu e minha irmã, minha mãe fazia questão de nos vestir idênticas (veja foto acima)- além das tranças (horas e horas paradas para minha mãe fazer o penteado) e botinhas nos pés.
Isso quando minha mãe não resolvia fazer uma roupa para ela. Éramos o trio parada dura by Vó Maria!!
Eu sei que atualmente é moda, mas eu e minha irmã somos traumatizadas até hoje...que nossa mãe não nos ouça!

Elen, minha irmã mais velha, foi uma criança linda. Uma beleza aristocrática, requintada, sem igual.

Tocava piano, flauta doce -fazia tudo o que uma primeira filha é obrigada (erramos tanto com o primeiro filho!!)- mas tinha lá seus privilégios...um quarto somente para ela...o sonho de consumo meu e do meu irmão.

Era toda cuidadosa, nos ensinava como comer chocolate lentamente "vocês precisam sentir o sabor!!" e tinha o péssimo hábito de não comer o tal chocolate ou o sorvete quando ganhava ou comprava, deixando-os para um momento oportuno.
Bueno, não preciso dizer que eu e meu irmão fazíamos o tal momento oportuno surgir!

Ela também serviu de cobaia para que eu e meu irmão pudéssemos testar nossos experimentos e habilidades.

Dei detergente de maça batido no liquificador e servi como suco para ela. Nos trancávamos no banheiro (único da casa) até ela fazer xixi na calça. O Erlon pintou sua boneca preferida, correu atrás dela com baratas. Eu invejei seus papéis de carta, suas saídas noturnas ...

Com o passar dos anos nos transformamos em guerreiros. Sofremos juntos e saímos vivos de uma tragédia chamada separação. Elen foi nossa mãe por tantas vezes...

E caminhamos, nos tornamos adultas, seguimos os caminhos possíveis...

Me tornei mãe muito cedo e minha irmã tornou-se mais que uma companheira. Aprendemos juntas os cuidados que a nossa Victória exigia.

Já fomos "irmãs barrigudinhas", "peruas", "à loca" e hoje, de duas somos cinco (Eu, Elen, Vi, Ju e Sofia) e mais um homenzinho para dar o toque final, o Mauricio.  

Moramos longe, nos vemos apenas em feriados e férias. Mas toda distância não separa nossas longas conversas sobre maternidade, casamento, dificuldades e alegrias.

Hoje, Elen faz 41 anos. Inacreditável...ninguém é tão linda aos 41 como ela!

Elen é mulher linda, talentosa, uma mãe com uma paciência infinita, uma parceira de risos sem igual.
É possuídora de um talento único: ela abre a boca e mostra o que está comendo. Um dia ficará muito famosa por essa façanha! 
Ela continua recusando o empréstimo dos talheres, continuamos rindo das palhaçadas da Vivi, vendo semelhanças entre a Sofia e a Ju, aprendendo com o Mauricio o mundo masculino, reclamando (em off) e rindo das habilidades que nossa mãe possui com o  computador. Ela também continua reclamando do meu hábito de dar uma coisa e pedir de volta (sim, ainda aguardo minha máquina de costura) e tirando fotos e mais fotos.

Continuamos irmãs, companheiras. Hoje não precisamos de roupas iguais, aprendemos que existem semelhanças em nossas almas que carregaremos para sempre.

Minha querida, quero deixar aqui o meu agradecimento público por você fazer parte da minha vida, da vida dos meus filhos.

Veja, o caminho trilhado, apesar dos pesares, é um caminho que fizemos com nossos passos. Pode não ser tão perfeito como sonhamos ou merecíamos, mas é um caminho de verdade, é nosso.

Amo você. Feliz aniversário!


"Arranjei uma pequena cascata, algumas montanhas verdes, ótimos vizinhos inexpressivos. Restava-me entoar hinos à paz e repousar. Mas ando de um lado pra outro, dentro de mim, as mãos abandonadas, pronta pra inventar uma tragédia russa, pronta pra criar um motivo que me acorde... horrível. Estou tão vaga, tinha vontade de fazer um embrulho de mim, com papel de seda, lacinho de fita, e mandá-lo pra você. Aceita?”
 (LISPECTOR)




Um comentário:

  1. Hahahaha....Imagina que essa candura de irmã caçula deixaria de alardear, aos 4 ventos "virtuais" meus dotes e números!!!
    Só faltou o peso e altura.
    Continuo de cobaia!!!
    Sinto dizer mas:"Perdeu praiboi", deu tá dado.
    Beijo. Obrigada.
    Te amo

    ResponderExcluir