sexta-feira, 21 de maio de 2010

John e Yoko.



O segredo de Yoko


Temos esse sujeito, John Lennon.
Mais famoso que Jesus Cristo, segundo comentário da época.
Pra começar, guitarrista e cantor dos Beatles. Gente, vocês já viram os vídeos dos caras andando por aí, nos anos 60? A comoção, os faniquitos, os descabelamentos? Sendo o John Lennon, sinceramente, ele podia ter conseguido coisa mais bonita. Verdade, que comentário cruel, mas vamos ser honestos: Yoko não era assim nenhuma modelo. Nem me parecia simpática, tipo, nunca vi ela nas fotos com um sorriso solar nem abraçando gostoso um amigo.
Então, até onde eu sei, era moça de poucos traços de beleza -deficiência essa sequer compensada por uma simpatia invencível. John Lennon, que podia ter um affair com a própria Afrodite depois do day spa, prefiriu a Yoko.
Daí eu começo a pensar: "Meu Deus, por que será?" Penso nisso, aliás, há anos. e não venham me dizer que vocês não pensam nisso também, quando aparece um cara lindo com uma moça sem atributos. Acontece, eu sei.
Então desenvolvi algumas teses. Primeiro: Yoko podia ser um furor na cama, coisa que impressiona os homens, esses seres óbvios. Mas isso era fácil nos anos 60, todo mundo era assim. Descartei. Outro motivo: Yoko era artista e artistas seduzem, se entendem. Desisti dessa tese ao ver os quadros da Yoko. Não é possível que o autor de Imagine achasse aquilo bonito. Outro motivo: a Yoko podia ser daquelas que se dá bem com os amigos - que é muito importante. Homem adora namorada que se dê bem com os amigos. Hipótese absurda, porque, afinal de contas, se a Yoko fosse legal com a rapaziada, os Beatles não teriam acabado. Outro motivo que junta casais improváveis é a grana. Só que, no caso, o rico era John Lennon. O golpe do baú é ao contário: o feio que tem a grana. Estão vendo? Por isso a obsessão - não há motivos para a Yoko ser a senhora Lennon. Aparentemente.
Vejamos então a Yoko, hoje. Me digam: existe alguma viúva dessas clássicas que carregue o fardo com mais elegância, com mais discrição? Só Jackie Onassis - que já se foi. Mais ainda: me mostrem uma foto em que ela esteja de braço dado com outro. Uma só foto. Não tem. Então eu começo a entender a Yoko: ela ainda é casada com o Jonhn Lennon, e do convívio extrai sabedoria e postura. Yoko ainda é sua parceira, sua companheira. E aí está a tal qualidade dela: companheirismo - pra todo sempre. Homem gosta disso.
Gostamos de mulher que está sempre lá, pra segurar a peteca junto com a gente. Pra ir em velório. Pra ir ao almoço da firma. Pra ir ao show da Shakira, se um dos dois for maluco. Pra ficar fazendo nada, se o sábado for chuvoso. Pra fazer economia, se a coisa estiver preta. John Lennon propunha: Yoko, vamos ficar pelados na cama e chamar uns fotógrafos? E ela topava. Companheirismo. Estar ali, sempre. Pro que der e vier. Então acho que descobri o segredo da Yoho Ono. É isso. Finalmente - agora posso descansar e me dedicar a entender outras coisas, como o Big Bang ou a obsessão por sapatos.
(Lusa Silvestre - maio/10)

2 comentários:

  1. Fato 1: "ser um furor na cama, coisa que impressiona os homens, esses seres óbvios"

    Fato 2: "Homem adora namorada que se dê bem com os amigos"

    Fato 3: "companheirismo - pra todo sempre. Homem gosta disso"

    Companheirismo sempre! Em qualquer situação.

    ResponderExcluir
  2. :)... Tenho 41 anos, vivi a minha adolescência com fanatismo por eles dois, já depois da morte dele e, sinceramente, não acho a Yoko uma mulher assim muito feia, como as pessoas diziam. Bem, hoje tem quase 80 anos e ninguém é bonito nessa idade, pelo menos por fora :))). Antipática, talvez, mas eu acho mais reservada do que propriamente antipática. Se tivesse sido bem recebida pelos amigos dele, possivelmente também teria retribuido mais simpatia. Tenho visto videos onde ela está vestida com roupas mais giras e parece-me até uma mulher bonita e atraente, embora eu, como mulher hetrossexual, seja suspeita para dizer isso. Era elegante, embora baixa, mas até acho que tinha um corpo bonito. Em relação ao dinheiro, sim, ele é que tinha dinheiro, mas ela até podia estar na altura afastada da família e não viver tão à grande como ele, mas a Yoko nasceu numa poderosa família de Tokio e, até ao ponto que eu sei, pelo que reza a história, continuava a ser uma família muito rica...

    Mas de qualquer forma, o amor não tem explicação e para mim, apesar do que dizem, a história de amor de John e Yoko continua a ser uma das mais bonitas histórias de amor da humanidade...

    ResponderExcluir