quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Conferência Internacional - NEV

Há 20 anos o Núcleo de Estudos da Violência foi criado na Universidade de São Paulo para acompanhar as mudanças das instituições brasileiras no contexto da transição democrática.
Esta data e os 30 anos da Lei de Anistia, um dos marcos dessa mesma transição, levam-nos a refletir sobre a incompletude desse processo, uma vez que parentes de mortos e desaparecidos políticos continuam a se indagar sobre o paradeiro de seus familiares e vítimas de crimes cometidos pelos agentes estatais - prisões ilegais, seqüestros e tortura -ainda esperam por justiça.

A Conferência Internacional sobre o Direito à Verdade pretende discutir a possibilidade da criação de uma Comissão de Verdade no Brasil, mediante o intercâmbio de idéias com especialistas de outros países onde foram desenvolvidas experiências dessa natureza. O objetivo é fomentar o debate acerca de todas as formas de viabilizar e efetivar o direito à verdade.
Afinal, é responsabilidade do Estado revelar a verdade aos cidadãos, buscando a não-repetição das violações em massa de direitos humanos institucionalizadas durante o governo autoritário (1964-1985). E é a partir desta revelação que poderemos avançar no processo iniciado na década de 70, de estabelecer, profundamente no Brasil, o Estado Democrático de Direito.

Data e horário: 19 de outubro*, das 09h30 às 18h00
20 de outubro, das 10h30 às 17h30
Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi (Poli USP)
Mais informações e inscrições gratuitas em: www.nevusp.org/direitoaverdade

* Às 10h50, o Keynote Speaker será Priscilla Hayner, fundadora e diretora do programa de Paz e Justiça do International Center for Transitional Justice em Genebra, autora de Unspeakable Truths facing the challenge of truth commissions, em que analisa experiências de comissões de verdade em mais de 30 países. Confira a programação completa no site, com os especialistas brasileiros e estrangeiros convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário