terça-feira, 22 de junho de 2010

Do ler e do escrever.

"Essas viagens que agitam a minha preguiça são vantajosas tanto para minha saúde quanto para os meus estudos. Vantajosas para minha saúde? Vê bem: o amor pelas letras me torna indolente e faz com que negligencie o corpo. Carregado em liteira, desloco-me fisicamente sem me fatigar. Vantajosas para o estudo? Vou dizer-te como. Não me afastei de minhas leituras por elas. do meu ponto de vista, considero-as indispensáveis: primeiro, para evitar que me contente comigo mesmo; segundo, porque me permitem, após ter conhecimento das pesquisas dos outros, poder avaliar as descobertas já feitas e refletir sobre as que ainda estão por fazer. A leitura alimenta o espírito fatigado pelo estudo se, contudo, deixá-lo de lado.

Devemos evitar apenas escrever e apenas ler, pois se só escrevemos esgotaremos nossas forças (falo do trabalho de escritura), enquanto somente escrever fará com que se diluam. É necessário passar de um exercício para o outro com justa medida, a fim de que a escritura organize tudo o que foi recolhido na leitura.

Devemos, como se diz, imitar as abelhas, que vão de um lugar a outro para escolher as flores que lhe darão mais mel e depois repartem e dispõem em favos tudo o que recolheram e, como diz Virgílio, "elas fabricam o mel líquido e incham os alvéolos de doce néctar"
(Sêneca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário